terça-feira, 18 de agosto de 2009

Conto da garota de cabelos dourados

Houve, certa vez, uma donzela chamada Alyss, cuja única beleza eram os longos cabelos dourados, brilhantes como o sol. Embora os seus olhos fossem pequenos, o nariz muito comprido e as orelhas grandes como asas de morcego, as suas tranças douradas eram tão lindas que tinha muitos admiradores. Ela encorajava a todos, exceto um jovem chamado Rosnan, que era tão comum quanto ela.
Um dia, Alyss penteava os cabelos para o deleite de todos que o observava, quando um imenso dragão dourado surgiu do céu e a levou embora.
Todos os bonitos admiradores choraram e a deram como perdida, mas Rosan apanhou uma espada e seguiu o dragão até sua caverna en un vale das Colinas Os-Mine. Ao vê-lo o dragão rosnou e cuspiu fogo, mas jovem manteve-se firme.
-Liberte Alyss, grande dragão!- Fique comigoem seu lugar.
O dragão riu. Um som realmente terrível que fez silenciar até os pássaros que se encontravam nas árvores que rodeavam.
-Não farei isso! - o monstro respondeu. -Você tem cabelos dourados para revestir o meu ninho ? Eu acho que não.
Assim, ele desferiu um golpe com a caudae atingiu Rosnan, cuja espada caiu inútil no chão.
- Corra, Alyss! - Rosnan gritou preparado para morrer. - Salve-se!
Mas Alyss apanhou a espada e com um golpe cortou os cabelos.
- Tome! - ela gritou para o dragão, estendendo os cabelos sedosos tão longos e espessos que lhe enchiam os braços. - Mas deixe-o viver!
E então Alyss viu-se no espelho dos olhos do dragão e ficou de tal modo horrorizada diante da própria feiúra que gritou e correu para o fundo da caverna do dragão, embrenhando-se nas profundezas da terra onde vivem os duendes. Chamando seu nome, Rosnan a seguiu, mas Alyss não parou, pois uma luz dourada brilhava nas paredes da caverna, atormentando-o e lembrando-a do tinha perdido.
Eles fugiram, Alyss na frente, Rosnan logo atrás, pelo mundo sem sol debaixo da terra, onde fervilham os mares do esquecimento. Eles fugiram para tão longeque esqueceram por que estavam fugindo, mas nenhum mal lhes aconteceu, pois eram tão feios que os duendes os confundiram com alguém de seu povo.
A luz dourada ficou vermelha e brilhava como o sol quando se põe. Em seguida, vieram os arco-íris cintilantes e verde das florestas após a chuva. E ainda assim a fuga continuou.
Entretanto, quando a cor esmaeceu e ficou cinzenta como o pó, e a escuridão da mais escura das noites os esperava, Alyss teve medo de seguir adiante e parou. Então Rosna a alcançou e a tomou nos braços, dizendo que para ele ela era a mais linda moça do mundo, o que não era nada além da verdade, pois ele a amava de todo o coração.
Alyss o olhou e viu uma alma honesta, corajosa e sincera. E dentro dela o seu coração se extremeceu.
Os duendes viram o amor dos dois e ficarma maravilhados diante de sua força. Alguns viajantes para o mundo exterior à procura da mesma felicidade para si, embora nunca encontrassem. Os amantes, contudo,[...] viveram felizes para sempre.

Livro:Deltora Quest- serie
Autora: Emily Rodda.

2 comentários: